domingo, 29 de setembro de 2013

Google inicia testes com tokens NFC para abandonar o uso de senhas




Google inicia testes com tokens NFC para abandonar o uso de senhas





Quando lembramos da palavra segurança, logo nos vem à cabeça senhas do bancos, e-mail, celular, computadores, redes sociais, etc. É tanta senha, que acabamos vez ou outra tendo que recorrer ao reset de algumas em nossas contas (aquela conhecida opção “esqueci a minha senha”).


Tentativas de inovar nesta questão estão sendo testadas. Para os smartphones e tablets, o Google criou senhas baseadas em “padrões de tela” e registro do rosto de usuários, enquanto a Microsoft incluiu uma solução de senha baseada em pontos escolhidos numa foto. Já a Apple, recentemente, apresentou um leitor biométrico para reconhecimento da impressão digital do usuário, diretamente do botão home do iPhone 5S. A ideia é que todas estas opções tragam, de alguma maneira, mais segurança para os dados armazenados nestes aparelhos.


Voltando ao Google, a empresa está testando uma forma adicional de segurança ainda não liberada aos consumidores finais. Segundo o jornal americano Wall Street Journal, a empresa está realizando testes com tokens, similares aos usados em locais como bancos, empresas e órgãos públicos. O diferencial ficaria por conta do sensor NFC embutido no token. Com ele, bastaria uma aproximação em um smartphone, tablet ou computador com suporte para NFC, para que o acesso fosse concedido.


A ideia do Google é oferecer acesso aos seus serviços (Gmail, Google+, Google Drive, etc.), e o projeto já está sendo testado pelos funcionários da empresa. O diretor de engenharia do Google, Mayank Upadhyay, disse recentemente que: ”Nós acreditamos que usando este token vamos elevar o padrão de segurança para os nossos funcionários para algo além do que já está disponível comercialmente. O uso do token com o navegador Chrome Web do Google funcionará muito bem e facilitará o fluxo de trabalho no dia-a-dia aqui no Google”.


O novo Token NFC deve ser lançado já 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário